Agora são Horas e Minutos - Este blog está sendo encerrado! Pesquise os temas que tiver interesse ainda aqui mas visite-nos no novo blog: catolicosomos.blogspot.com, esperamos por você lá! Todas as publicações serão aos poucos transferidas para o novo blog.

quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Duvidas respondidas

Seguem duas interessantes dúvidas respondidas pelo prof. Felipe Aquino.
Espero que sejam úteis.
Abraço e bom dia!


Qual significado das letras JHS inscritas nas hostias?

JHS: Monograma de Cristo que significa "Iesus* Hominun Salvator" (Jesus Salvador dos Homens), e não Jesus Homem Salvador como alguns erroneamente traduzem.
Este monograma de Cristo corresponde as tres primeras letras de "Ihsus" que é como se escreve Jesus em grego (também aparece escrito como Ihcus). Grego esse no qual foram escritos os evangelhos de Marcos e Lucas.
O "J" em paleografia corresponde ao pronúncia do "I" na antiguidade, da mesma forma que o "V" era empregado como "U".


O que fazer com imagens de santos quebradas?
Essas imagens devem ser enterradas em um lugar onde não sejam profanadas; pode-se também colocá-las em um lugar escondido onde não sejam pegas pelas pessoas.
Prof. Felipe Aquino
Fonte: Cléofas

5 comentários:

Maristella Padão disse...

Oi amigo!
Bom saber mesmo! Agora, deixarei na igreja.
Obrigada pelas palavras carinhosas.
Mas é por aí, quando agradecemos as pedras, ficamos mais livres.
Beijos e muita paz e alegria,mari!

Ailime disse...

Muito obrigada por estes magníficos esclarecimentos, que também recebo através de e-mail. Aproveito para agradecer as palavras tão generosas deixadas no meu "cantinho"
Bem-haja, amigo, pela sua disponibilidade!
Um abraço em Cristo!

Boneka disse...

Desculpe a pergunta: Enterrar santos quebrados não é uma forma de crença, de superstição??? Deus não está em todo o lado?? Ou pode residir numa imagem, feita de um material transformado pelo homem???

Fá menor disse...

Sempre muito bom saber estas coisas.
JHS eu sempre pensei que queria dizer apenas Jesus... agora estou esclarecida.
Relativamente às imagens de Santos não fazia a mínima ideia, aliás, nunca tinha pensado no assunto...
Abraço fraterno

Ecclesiae Dei disse...

Bom dia, agradeço aos carinhosos comentários de todos no blog. Normalmente não respondo aos recados aqui, pois tudo o que eu escrevo pelo meu nome de usuário, mesmo que aqui no cantinho dos recados, vai para o e-mail dos que se inscreveram para receber as postagens. Entretanto, esta é para responder ao questionamento do Ferreira, que pode ser de muitos outros:
Na verdade o ato de enterrar ou guardar não é de maneira nenhuma superstição. É somente uma forma de não permitir que as imagens que representam pessoas santas sejam profanadas. Sabemos que existem os que profanam. Para entendermos melhor, Deus não está numa imagem, a imagem representa a nós uma pessoa importante, seja ela Jesus, Maria ou os Santos - a quem devemos amor e seguimos seus exemplos. Ela funciona como uma fotografia (antigamente, fotos não existiam, daí a tradição dos santos serem representados pela imagem ou por pinturas). Não vem ao caso expor aqui modos como as imagens são profanadas... melhor nem pensar nisso, mas só para entender, é como pegar uma foto de sua mãe e fazer "sacanagens" com ela... ninguém gostaria, certo? Então, da mesma forma, não deixamos que o façam com imagens de Nossa Senhora, Jesus ou de qualquer dos Santos, ao largarmos por aí ou jogarmos no lixo por estarem quebradas. Assim, enterrando ou guardando bem em algum lugar, impedimos que isso possa acontecer, pelo menos no que diz respeito às nossas. Espero ter esclarecido. Pode entrar em contato sempre que quiser. Ainda sobre imagens, tem algumas postagens interessantes no blog que nos esclarecem bastante, seguem os links: http://ecclesiaedei.blogspot.com/2007/08/imagens.html http://ecclesiaedei.blogspot.com/2007/06/o-culto-das-imagens.html e http://ecclesiaedei.blogspot.com/2007/11/adorar-imagem.html Se quiser, é só digitar "imagens" na caixinha de busca, do lado esquerdo do blog que vai chegar às mesmas postagens. Abraços fraternos. João Batista