Agora são Horas e Minutos - Este blog está sendo encerrado! Pesquise os temas que tiver interesse ainda aqui mas visite-nos no novo blog: catolicosomos.blogspot.com, esperamos por você lá! Todas as publicações serão aos poucos transferidas para o novo blog.

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Viver na Pobreza e na Riqueza

SEI VIVER NA POBREZA E SEI VIVER NA RIQUEZA
Um autor bíblico do antigo Testamento ensinou-nos uma belíssima oração: "Eu vos suplico Senhor, não me deis nem riqueza, nem indigência". A riqueza leva a auto-suficiência, a indigência pode levar alguém a roubar, assim ambos de uma forma, ou de outra, blasfemam o nome de Deus.
Paulo na carta aos Filipenses, afirma que aprendeu a conviver na pobreza e na riqueza, aprendeu a viver na penúria, e também no bem estar. Paulo nos dá uma belíssima lição de desapego, porque quem afirma o que ele acaba de dizer, é uma pessoa desapegada. E uma pessoa assim, desapegada, é uma pessoa que tem bem outros interesses que os interesses materiais.
Paulo, da manhã à noite, podemos afirmar, possuía um único pensamento. Este pensamento o dominava, e de certa maneira, o arrastava: era servir a Deus e a Jesus Cristo Nosso Senhor através do apostolado, e de uns cem números de tribulações e provações, que no seu afã missionário, ele suportava, por amor a Jesus Cristo."Sei viver na pobreza e sei viver na riqueza".
Com outras palavras: não me interessa coisa alguma deste mundo, seja ela a grandeza, a riqueza, ou a penúria. A mim interessa o essencial: anunciar Cristo. Na carta aos Coríntios vai dizer: "Ai de mim se não evangelizar".
Nós podemos humildemente confessar, que não somos assim tão fanáticos por Jesus Cristo, quanto Paulo a ponto de abandonar, ou relativizar o resto todo de nossa existência. Mas nada impede que este estado de Paulo, seja um desejo e uma aspiração nosso, nada impede que façamos do estado de Paulo, um pedido a Deus a nosso respeito.
Estejamos tão cheios, repletos de Jesus Cristo, que a riqueza ou a penúria, a saúde ou a doença, a vida ou a morte, não nos digam mais coisa alguma, e o que nos importa é lucrar Jesus Cristo.
Pe. Fernando J. C. CardosoArquidiocese de São Paulo/SP