Agora são Horas e Minutos - Este blog está sendo encerrado! Pesquise os temas que tiver interesse ainda aqui mas visite-nos no novo blog: catolicosomos.blogspot.com, esperamos por você lá! Todas as publicações serão aos poucos transferidas para o novo blog.

segunda-feira, 29 de outubro de 2007

Halloween


O que significa"Halloween"?

Halloween vem da expressão em inglês “All Hallow Eve” seria equivalente ao nosso“Dia de Todos os Santos”. Entretanto, um dia antes do correto, já que o dia de todos os santos é celebrado no dia 01/11 e o Halloween no dia 31/10.


A celebração do Halloween que conhecemos hoje, surgiu na Irlanda no século 5º A.C. onde se acreditavam no retorno dos espíritos em busca de corpos para poder “viver” por mais um ano.


A pessoa do Jack - o lanterna, seria de um homem que teria enganado o demônio, após ter feito um pacto com ele... Sendo assim, conta a crença que as pessoas temendo serem possuídas por esses espíritos se descaracterizavam na tentativa de, assemelhar-se a eles, promovendo barulhos e destruição. Quanto maior fosse a algazarra, maior seriam as chances de enganar os espíritos que estariam vagando.


Outra explicação vem do século 7º ou 6º a.C., quando os celtas, justamente no dia 31 de outubro, celebravam o Samhain, a mudança do ano. Samhain era o Deus da Morte.


Atualmente, além das práticas de pedir doces ou de vestir roupas de fantasias que se popularizaram inclusive no Brasil, podemos encontrar pessoas que celebram à moda celta, como os praticantes do druidismo (o druida era o sacerdote dos celtas) ou da wicca (bruxaria moderna), sendo vista pelos esotéricos e magos como uma festa profunda para suas práticas. .


Vemos que, sem conhecimento, muitas de nossas crianças se vestem de bruxos, mortos, monstros e moribundos, celebrando essa festa. Jesus é senhor da "Vida" e não da morte... pelo contrário, Ele VENCEU A MORTE. Logo, celebrando a morte, ou o dia das bruxas, conhecido como Halloween, a quem estamos cultuando? Pensemos!



Paz e Bem.

Ecclesiae Dei