Agora são Horas e Minutos - Este blog está sendo encerrado! Pesquise os temas que tiver interesse ainda aqui mas visite-nos no novo blog: catolicosomos.blogspot.com, esperamos por você lá! Todas as publicações serão aos poucos transferidas para o novo blog.

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Células tronco sem matar embriões

Taí mais uma prova de que não precisamos matar embriões para obter células tronco.

Abraços e um bom fim de semana!


***


Desenvolvem no Brasil células mãe sem necessidade de embriões


BRASILIA, 05 Fev. 09 / 09:17 am (ACI).- A imprensa local informou que pelo menos cinco grupos de cientistas estão desenvolvendo no país projetos com células mãe sem necessidade de utilizar embriões, graças à técnica de pluripotencia induzida, conhecida como “iPS” e que era desenvolvida nos Estados Unidos, Alemanha, Japão e China.

.
A fins de janeiro, informou-se que o grupo liderado pelos cientistas Stevens Rehen, do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade Federal de Rio de Janeiro (UFRJ) e Martin Bonamino, da Divisão de Medicina Experimental do Instituto Nacional do Cancer, obtiveram a fins de novembro um cultivo de células iPS humanas, quer dizer, que são capazes de formar qualquer tecido do organismo.

.
O desenvolvimento desta técnica foi destacado a nível nacional, e prova disso é que outro grupo, da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, anunciou também ter obtido células iPS humanas, também em novembro.