Problema de herança, que envolve brigas e até mortes por causa do dinheiro, desejo de acumular para nos tranqüilizar são situações que nós já conhecemos.
O dinheiro é importante, mas não é tudo. Ele pode e consegue, normalmente, facilitar nossa existência. Pode “comprar” alguns anos a mais de vida, mas não nos isenta da morte certa. Pode favorecer a vida das pessoas, mas também se tornar fonte desagregadora da convivência familiar e social.
Freqüentemente o dinheiro é fonte das hierarquias sociais. É ele que determina quem manda, quem tem “valor”, quem decide, conferindo status e prestígio. Para consegui-lo, não raro as pessoas passam por cima umas das outras. É ele que determina ou cria a “lei do mais forte”. É por isso que constitui o bem material mais procurado e cobiçado, pois, com ele, se pode adquirir e comprar os outros bens materiais.
Por causa da ganância, existe grande abismo entre os poucos ricos e os muitos pobres – cada vez mais numerosos. A ganância de dinheiro é a causa de todos os males. Quem acumula só para si, sem pensar nos outros, inverte o plano de Deus, que deseja que os bens produzidos pela sociedade venham favorecer a todos, tragam mais vida feliz para todos. A pessoa se anestesia diante do acúmulo de bens, pensando que tem segurança e vida garantidas. Pura ilusão! “Louco, logo pedirão conta da tua vida”.
O dinheiro em si não é um mal, desde que não seja usado ou buscado apenas para especulação, concentrando-se nas mãos de alguns privilegiados. Ele tem valor positivo, desde que não seja instrumento de divisão, mas de comunhão em favor de todas as pessoas. Quando usado corretamente, traz benefícios a toda a sociedade, mas, quando se torna o centro das atenções de uma pessoa, transforma-se em ídolo.
Por isso lidar com dinheiro requer prudência, uma vez que, junto com ele, podem estar escondidas falsas seguranças.
Pe. Nilo Luza, ssp
-------------------------------------------------------------------
Recebido por e-mail do Grupo Mensagens Cristãs
Assinatura Gratuita de Mensagem Cristã: Basta enviar um e-mail para:msg_crist@hotmail.com
4 comentários:
O Dinheiro realmente não é tudo, mas ajuda.
O problema é quanto mais se tem mais se quer ter e «não se pode servir a dois senhores ao mesmo tempo».
Abraço amigo em Cristo
O dinheiro, de facto, tanto pode trazer alegria como a perdição.
Sem ele podemos passar muitas necessidades, mas com ele e só pensando nele, a vida pode passar-nos ao lado. Se pensarmos que o que temos não é só nosso, tanto dinheiro, como outros bens materias ou não, e se partilharmos o que temos de sobra com os que têm necessidades, o mundo poderá tornar-se bem melhor.
E agradeçamos ao Criador que nos permite usufuir de toda a criação!
Abraço
Dinheiro é coisa do diabo: faz muito bem e também muito mal.
Sem ele nada se faz, com ele se compra o inferno.
Postar um comentário