Agora são Horas e Minutos - Este blog está sendo encerrado! Pesquise os temas que tiver interesse ainda aqui mas visite-nos no novo blog: catolicosomos.blogspot.com, esperamos por você lá! Todas as publicações serão aos poucos transferidas para o novo blog.

segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Resumo da Vida Católica (18)

PECADOS MORTAIS E VENIAIS[1]

O pecado é "uma palavra, um ato ou um desejo contrários à lei eterna". É uma ofensa a Deus. Se levanta contra Deus mediante uma desobediência, contrária à obediência de Cristo.

Fazer deliberadamente, isto é, sabendo e querendo, uma coisa gravemente contrária à lei divina e ao fim último do homem, é cometer um pecado mortal. Este nos destrói a caridade, sem a qual a bem-aventurança eterna é impossível. Sem arrependimento, tal pecado conduz à morte eterna.

"O pecado mortal destrói a caridade no homem por uma infração grave da lei de Deus; afasta o homem de Deus, que é seu último fim e bem-aventurança, preferindo um bem interior. Para que um pecado seja mortal, requer-se três condições:

1. Matéria grave

É definida pela lei divina (os Dez Mandamentos) e o fim último do homem.


2. Pleno conhecimento

É o conhecimento do caráter pecaminoso do ato, de sua oposição à lei de Deus (...) A ignorância involuntária pode reduzir, se não excusar, a imputabilidade de uma falta grave, porém não se supõe que alguém ignore os princípios da lei moral que estão inscritos na consciência de cada homem".


3. Consentimento deliberado

Implica um consentimento suficientemente deliberado para ser uma escolha pessoal (...) Os impulsos da sensibilidade e as paixões podem igualmente reduzir o caráter voluntário e livre da falta, da mesma forma que as pressões exteriores e os transtornos psicológicos. O pecado mais grave é o que se comete por malícia, por escolha deliberada do mal".

.
Comete-se um pecado venial quando não se observa, em uma matéria leve, a medida prescrita pela lei moral ou quando se desobedece a lei moral em matéria grave, mas sem pleno consentimento ou sem inteiro consentimento.

-----
Nota:
[1] Cf. Catec. Igr. Cat. §§ 1857; 1862;1871; 1874-1875.

2 comentários:

Maria João disse...

Estou a guardar cada uma destas catequeses! :)

Continua a ser a Luz de Cristo!


beijos em Cristo e Maria

disse...

estou te acmpanhando sempre pelo e-mail que recebo e guardando também essa catequese ótima1

Beijos de uma linda e iluminda semana1