Agora são Horas e Minutos - Este blog está sendo encerrado! Pesquise os temas que tiver interesse ainda aqui mas visite-nos no novo blog: catolicosomos.blogspot.com, esperamos por você lá! Todas as publicações serão aos poucos transferidas para o novo blog.

segunda-feira, 15 de setembro de 2008

rito extraordinário em latim não se opõe ao Concílio

Para os que "teimam" em dizer que Bento XVI está indo contra o Concílio Vaticano II, eis a resposta do próprio Papa!!
*****************
Bento XVI: rito extraordinário em latim não se opõe ao Concílio

PARIS, sexta-feira, 12 de setembro de 2008 (ZENIT.org).
É infundado ver na publicação do «motu proprio» sobre o rito extraordinário da missa em latim, como se celebrava antes do Concílio Vaticano II, uma volta atrás, afirmou nesta sexta-feira o Papa Bento XVI aos jornalistas que o acompanhavam durante o vôo papal à França.

Como é tradicional, o Papa se aproximou dos 70 jornalistas que o acompanhavam no avião e respondeu, durante cerca de 10 minutos, quatro perguntas, antes de aterrissar no aeroporto parisiense de Orly.

Liturgia

Diante da pergunta de se é um retrocesso para a Igreja a publicação do motu proprio Summorum Pontificum sobre o rito extraordinário em Latim na missa (7 de julho de 2007), o Papa explicou que «é um medo infundado, pois este ‘motu proprio’ é simplesmente um ato de tolerância, com um objetivo pastoral, para pessoas que foram formadas nesta liturgia, que a amam, que a conhecem e querem viver com esta liturgia».

«É um pequeno grupo, pois supõe uma formação em latim, uma formação em certa cultura. Mas me parece uma exigência normal da fé e da pastoral para um bispo de nossa Igreja ter amor e tolerância por estas pessoas e permitir-lhes viver com esta liturgia», reconheceu o Papa.

«Não há oposição alguma entre a liturgia renovada pelo Concílio Vaticano II e esta liturgia. Cada dia, os padres conciliares celebraram a missa segundo o rito antigo e, ao mesmo tempo, conceberam um desenvolvimento natural para a liturgia em todo este século, pois a liturgia é uma realidade viva, que se desenvolve e que conserva em seu desenvolvimento sua identidade.»

«Portanto, há certamente acentos diferentes, mas uma identidade fundamental que exclui uma contradição, uma oposição entre a liturgia renovada e a liturgia precedente. Creio que existe uma possibilidade de enriquecimento pelas duas partes.»

«Está claro que a liturgia renovada é a liturgia cotidiana do nosso tempo», concluiu.
(...)
Para ler o texto todo, clique aqui
Fonte: ZENIT.org

Um comentário:

José Avlis disse...

* * *
Caro Irmão João Batista

Obrigado por mais um gentil comentário deixado no blog "Nova Evangelização".
Não tens que te justificar por alguma eventual ausência/demora, até porque, mais do que tu, infelizmente eu mesmo não tenho comentado neste teu óptimo blogue.
Gosto muito dele, pelo que visito-o regularmente, lendo a maioria das postagens, mas infelizmente tenho-me ficado por aí...
Pode ser que mude de ideias, dado que o problema/defeito é meu, devido a alguns defeitos/limitações que tenho, vamos lá a ver se os corrijo...

Também aprendo bastante com o teu blogue, assim como com outros similares, embora raros, infelizmente, inclusive na medida em que sou muito exigente...
E deves calcular porquê, amigo João, não havendo necessidade, pois (penso eu), de te dar mais explicaçãos... :)

Continua também com o teu excelente trabalho de Evangelização, por mais que te custe, até porque assim tem mais valor, ao menos perante Deus Nosso Senhor.
De facto, não fazemos isto, assim como nada mais deveríamos fazer, senão para darmos a maior Glória a Deus, assim como pela salvação das almas, ainda que todo o mundo seja contra...
Nem sequer para obtermos qualquer recompensa Divina.

+ DEUS ACIMA DE TUDO, SEMPRE!

Cordiais saudações cristãs, evangélicas e evangelizadoras, para ti em particular, em Jesus e por Maria.
José Mariano
-