Agora são Horas e Minutos - Este blog está sendo encerrado! Pesquise os temas que tiver interesse ainda aqui mas visite-nos no novo blog: catolicosomos.blogspot.com, esperamos por você lá! Todas as publicações serão aos poucos transferidas para o novo blog.

quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Santa Monica






Hoje é o dia de Santa Monica. Vamos conhecer um pouco da vida dessa Grande Santa, e pedir a Deus a graça de copiar um pouco dessa fé e perseverança, nessa semana que comemoramos as vocações leigas.






Um ótimo dia!






*****************






Santa Mônica nasceu em Tagaste, África, por volta do ano 331. Foi a mãe do célebre doutor da Igreja, Santo Agostinho. Jovem, ainda, ela casou com Patrício e teve filhos, um dos quais foi Agostinho de Hipona, convertido ao cristianismo, graças às suas orações e lágrimas.






Foi uma mulher de intensa oração e de virtudes comprovadas. Em seu livro, Confissões, Santo Agostinho fala de sua mãe com grande estima e veneração: Superou infidelidades conjugais, sem jamais hostilizar, demonstrar ressentimento contra o marido, por isso. Esperava que tua misericórdia descesse sobre ele, para que tivesse fé em ti e se tornasse casto.






Embora de coração afetuoso, ele se encolerizava facilmente. Minha mãe havia aprendido a não o contrariar com atos ou palavras, quando o via irado. Depois que ele se refazia e acalmava, ela procurava o momento oportuno para mostrar-lhe como se tinha irritado sem refletir ...






Sempre que havia discórdia entre pessoas, ela procurava, quando possível, mostrar-se conciliadora, a ponto de nada referir de uma à outra, senão o que podia levá-las a se reconciliarem ...






Educara os filhos, gerando-os de novo tantas vezes quantas os visse afastarem-se de ti. Enfim, ainda antes de adormecer para sempre no Senhor, quando já vivíamos em comunidades depois de ter recebido a graça do batismo (...), ela cuidou de todos, como se nos tivesse gerado a todos, servindo a todos nós, como se fosse filha de cada um (Confissões, Ed. Paulinas, p. 234).






4 comentários:

Kenosis disse...

Belíssimo texto, irmãozinho! Santa Mônica é caminho de exemplo para todos nós.Caminho de virtude, fé, oração, paciência, sabedoria da espera da hora de Deus...Amo muito Santa Mônica e queria tanto que ela fosse mais conhecida, mais venerada...Ontem, pensei o dia inteiro em colocar um post com sua biografia, mas não tive como. E então, foi um presente dos Céus o seu texto. Obrigada, querido irmão, por esse presente! Jesus, Maria e Sta.Mônica lhe abençoem muito e continuem a lhe fazer dócil instrumento de luz a todos os irmãos! Forte abço N'Eles!

Mari disse...

Gosto muito da história de vida de Santa Mônica e Santo Agostinho.
Nem lembrei o seu dia!
Obrigada por compartilhar.
E obrigada pelo carinho.

cainanan disse...

Toda mãe que vem me falar "Meu filho não tem jeito" eu falo "Santo Agostinho era pior, e Santa Mônica teve um jeito pra ele" eaauhh
Valeu! Abração!

Paulo disse...

Não conhecia a historia desta Santa. Estamos sempre a aprender