OS MANDAMENTOS DA IGREJA
Os mandamentos da Igreja se situam na linha de uma vida moral referente à vida litúrgica e que se alimenta dela. O caráter obrigatório destas leis positivas promulgadas pela autoridade eclesiástica tem por finalidade garantir aos fiéis o mínimo indispensável no espírito de oração e no esforço moral, no crescimento do amor a Deus e ao próximo.
Os mandamentos são cinco:
- Ouvir Missa inteira aos domingos e festas de preceito
Exige que os fiéis participem da celebração eucarística, em que se reúne a comunidade cristã, no dia em que se comemora a Ressurreição do Senhor e nas principais solenidades litúrgicas em que se comemoram os mistérios do Senhor, da Virgem Maria e dos santos. - Confessar os pecados mortais pelo menos uma vez ao ano; em perigo de morte; e se quer comungar.
Assegura a preparação para a Eucaristia através da recepção do sacramento da reconciliação, que continua a obra de conversão e perdão obtidas pelo Batismo. - Comungar por ocasião da Páscoa da Ressurreição.
Garante um mínimo para a recepção do Corpo e do Sangue do Senhor em relação ao tempo pascal, origem e centro da liturgia cristã. - Jejuar e abster-se de comer carne quando manda a Santa Madre Igreja
Assegura os tempos de ascese e penitência que nos preparam para as solenidades litúrgicas; contibuem para que possamos adquirir o domínio sobre os nossos instintos e a liberdade do coração. - Ajudar a Igreja em suas necessidades
Assinala a obrigação de ajudar, cada um conforme as suas possibilidades, a subvencionar as necessidades materiais da Igreja.
-----
Nota:
[1] Cf. Catec. Igr. Cat. §§ 2041-2043.
Fonte: http://www.veritatis.com.br/article/5155
* * *
Um comentário:
Belo trabalho que estás a fazer, amigo João Baptista!
Abraço amigo em Cristo
Postar um comentário